Prefeitura municipal de
ALTO PARAÍSO DE GOIÁS

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

ENTENDENDO O PROCESSO DE ENCERRAMENTO DO LIXÃO MUNICIPAL

1. PARA ONDE SERÃO DESTINADOS OS RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO?

Durante a Fase de Transição do Programa “Lixão Zero” (Decreto Nº 10.367, DE 19 de dezembro DE 2023), instituído pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável SEMAD, cada município será responsável pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados.

Com base nos requisitos mínimos previstos pelo programa, a solução adequada e que atende as diretrizes estabelecidas para a Fase de Transição é a destinação final dos rejeitos do município para o aterro sanitário em operação e devidamente licenciado mais próximo. Desta forma, o único aterro sanitário mais próximo do município em operação e devidamente licenciado é a CGA BARU, localizado em Águas Lindas a uma distância rodoviária de 273km do nosso município.

Mais informações sobre a Central de Gerenciamento Ambiental CGA BARU podem ser acessadas através do site: https://www.cgabaru.com.br/

2. O QUE É UM ATERRO SANITÁRIO E QUAL A DIFERENÇA DE UM LIXÃO?

Aterro Sanitário: Local projetado e controlado para o descarte de resíduos, com medidas de proteção ambiental, como impermeabilização do solo, coleta de chorume e gases. Reduz impactos ambientais e riscos à saúde.

Lixão: Descarte de resíduos a céu aberto, sem controle ou proteção ambiental. Causa poluição do solo, da água e do ar, além de riscos à saúde pública e proliferação de doenças.

Diferença principal: O aterro sanitário é seguro e regulamentado; o lixão é descontrolado e ilegal.

3. POR QUE UM ATERRO SANITÁRIO TÃO LONGE?

Durante a Fase de Transição do Programa “Lixão Zero” (Decreto Nº 10.367, de 19 de dezembro DE 2023) instituído pela SEMAD, foram estabelecidos pré-requisitos mínimos para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos dos municípios. De acordo com o Decreto, a solução proposta é a destinação para um aterro sanitário devidamente licenciado, podendo ser no próprio município, ou no município mais próximo.

De acordo com as características de Alto Paraíso de Goiás, especialmente o relevo e ocupação populacional desordenada, a única área com vocação para um aterro de pequeno porte seria a área onde atualmente está instalado o Lixão Municipal, no entanto, de acordo com o Art. 14 do Decreto Nº 10.367, DE 19 de dezembro DE 2023, a área em questão tornou-se inviável para a atividade.

Desta forma, a solução adequada é a destinação final dos rejeitos do município para o Aterro Sanitário em operação e devidamente licenciado mais próximo que é o CGA BARU, localizado em Águas Lindas, a uma distância rodoviária de 273km do nosso município.

4. EXISTE OUTRA SOLUÇÃO VIÁVEL PARA A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS?

Destinando de forma adequada os MATERIAIS RECICLÁVEIS e RESÍDUOS ORGÂNICOS, é possível reduzir em até 80% a quantidade de REJEITOS encaminhados ao Lixão Municipal e futuramente ao Aterro Sanitário!

MATERIAIS RECICLÁVEIS:

Plásticos, Papel e Papelão, Vidros e Metais. Os materiais devem estar minimamente limpos e secos! Destine de forma adequada aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) da RECICLEALTO! Os materiais recicláveis representam cerca de 30% dos resíduos totais produzidos.

RESÍDUOS ORGÂNICOS:

Restos de alimentos, cascas de frutas, legumes e verduras, pó de café, restos de chás e outros. Em breve aprenderemos mais sobre a COMPOSTAGEM, processo de reciclagem dos alimentos e matéria orgânica, que tem como produto um adubo de alta qualidade! Representam cerca de 50% dos resíduos totais produzidos.

REJEITOS:

Neste momento, durante a Fase de Transição e ENCERRAMENTO do Lixão Municipal, a solução viável e regularizada para a destinação dos REJEITOS (resíduos que não podem ser reutilizados e nem reciclados) é a destinação para o Aterro Sanitário em operação e devidamente licenciado mais próximo, no caso de Alto Paraíso de Goiás é o CGA BARU em Águas Lindas.

 

FAÇA A SEPARAÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS! LEVE O MATERIAL RECICLÁVEL ATÉ O PONTO DE COLETA DA RECICLEALTO MAIS PRÓXIMO!

 

VOCÊ CONHECE OS 5 Rs?

Os 5 Rs são um conjunto de ações que ajudam a diminuir a produção de lixo e cuidar melhor do nosso planeta.

Repensar: Pense sobre suas ações diárias e como elas impactam o meio ambiente. Avalie seu consumo e o descarte de resíduos.

Recusar: Evite comprar coisas que não precisa e prefira produtos de empresas que cuidam do meio ambiente.

Reduzir: Compre apenas o necessário e economize recursos naturais, como a água, energia e combustível.

Reutilizar: Dê um novo uso para objetos e embalagens que iriam para o lixo.

Reciclar: Separe corretamente e ajude a transformar materiais usados, como papel, plástico, metal e vidro, em novos produtos, diminuindo o lixo e conservando os recursos naturais. A compostagem é também uma forma de reciclagem! Os 5 Rs são um guia simples para todos nós fazermos nossa parte!

 

EM CASO DE DÚVIDAS, ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA

Email: semmaaltoparaiso@gmail.com

Whatsapp: (62) 93618-1585

Endereço: Rua das Mangabeiras n° 01 - Setor Planalto

 

Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás

Site: https://www.altoparaiso.go.gov.br/

Instagram: @altoparaisogo

 

Associação Reciclealto

Site: www.reciclealto.com.br

Instagram: @reciclealto

Email: reciclealto@gmail.com

Endereço: CTR-APG Centro de Tratamento de Resíduos: Av. Ary Ribeiro Valadão, Qd. AGETOP, Lt. AGETOP expansão urbana CEP 73770-000. Alto Paraíso de Goiás – GO

 

Vamos juntos! A hora é agora!

 

Baixe aqui a cartilha com as principais dúvidas sobre o processo de encerramento do Lixão Municipal:  

Postado em 10 de Setembro de 2024
Arquivo(s) PDF